Análise Numérica

Análise Numérica no IMECC é orientada para pesquisa e desenvolvimento de métodos construtivos de aproximação de modelos diferenciais, envolvendo equações diferenciais ordinárias (EDOs) e equações diferenciais parciais (EDPs), bem como modelos diferenciais que descrevem princípios fundamentais de conservação, a saber, leis de conservação hiperbólicas, leis de balanço, EDPs elípticas e EDPs de convecção-reação-difusão. Além de se preocupar com aspectos téoricos matemáticos rigorosos, tais como, a convergência e a estabilidade das aproximações em espaços funcionais associados aos modelos diferenciais postos no contínuo (via Volumes Finitos teoria L1-dissipativa/soluções entrópicas, Elementos Finitos com formulações de Galerkin Descontínuo e métodos mistos, e Diferenças Finitas Clássicas), tem-se uma atenção especial em utilizar tais métodos em aplicações no mundo real. Com efeito, temos interesse em utilizar tais métodos construtivos, ou esquemas numéricos, para a simulação computacional eficiente em aplicações preditivas diversas, e com uso em processadores multicore, tais como: Recuperação de petróleo (pré-sal) e na ciência do petróleo com modelos não convêncionais, transporte de contaminantes em meios porosos (aquíferos e segurança em zonas urbanas e industriais) e Estudos de Formação de Câncer em Humanos, para citar alguns exemplos de aplicações práticas.

Os professores do grupo de Análise Numérica têm colaboração com diversos centros ativos em pesquisa no Brasil e no Exterior em Matemática Aplicada (IMPA, LNCC, ICMC-USP, UFF/RJ, Univ. Porto/Portugal, UFJF, UNIFAL-MG) e no Exterior (Univ. Texas Austin/EUA, ITM/Colômbia, Univ. Texas Dallas/EUA, Univ. Nacional de Colômbia, ITAM/México, Univer. Coimbra/Portugal, Univer. Bari/Itália, Worcester Polytechnic Institute/EUA) entre outros.

A linha de pesquisa em Análise Numérica é ativa no IMECC, com professores em RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), e experientes em projetos aprovados (e em andamento) financiados pelas principais agências de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica no Brasil (CNPq, FAPESP e Petrobras) e com atenção para publicações no Qualis CAPES A1, A2 e B1, e também participação de palestras em renomadores eventos na temática de Análise Numérica de nível internacional no Brasil e no Exterior.

Consulte a página de Análise Numérica de Grupos de Pesquisa do CNPq

Ano de Formação: 1977 

Pesquisadores

 

 

Responsável pelas informações nesta página: