MA225

Nível: 
Graduação
Nome da disciplina: 
Análise de Livros e Materiais Didáticos de Matemática
Número de Créditos: 
6
Oferecimento: 
1º Período Letivo
Pré-requisito: 
AA420
Ementa: 
Exame crítico de livros e/ou materiais didáticos disponíveis para ensino fundamental e médio, analisando-os em relação à adequação de conteúdo e linguagem, riqueza de problemas propostos e exercícios. Preparação de textos para o ensino de matemática na escola básica, incluindo listas de exercícios e avaliações.    
Conteúdo / Programa: 
Conhecer livros didáticos (incluindo livros texto) e materiais didáticos diversos. Ser capaz de analisar, avaliar e perceber modos diversos de trabalhar, em sala de aula, com este tipo de material. Ser capaz de redigir e elaborar materiais de apoio didático. Conhecer algo da literatura sobre livros didáticos. Preparação de textos para o ensino de matemática na escola básica, incluindo listas de exercícios e avaliações. Sugestões: Além dos textos, livros e sítios de internet mencionados, poderá ser adicionado textos (boa parte em inglês) ao ambiente do Ensino Aberto. É recomendável também a consulta à bibliografia da Coleção LEM disponível na BIMECC (Biblioteca do IMECC).    
Forma de Avaliação: 
Por nota e frequência
Referência Bibliográfica: 
Referências básicas: 1. LIMA, E. L., Exame de Textos: Análise de Livros de Matemática para o Ensino Médio, SBM, 2001. 2. Goldstein, N. S. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade, Editora Ática, 2009. 3. H. Sá Earp & R. B. Amaral, A course on Maths textbook analysis in the teachers training curriculum: the experience of Unicamp, Proceedings of the II International Conference on Mathematics textbook Research and Development, 2017. 4. Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular v3, 2018, disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ 5. Ministério da Educação, Guia de Livros Didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, disponível em http://portal.mec.gov.br.