A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), criada em 1985, visa contribuir para aprimorar o desenvolvimento e formação matemática daqueles alunos que têm a vontade de aprofundar os seus conhecimentos e disposição de dedicar esforços em uma atividade que pode ser árdua mas recompensadora: aprender, com a matemática, a resolver problemas desafiadores, que demandam conhecimento e criatividade.
Os professores de matemática são os grandes agentes da OMU, parceiros que dedicam tempo e sabedoria na orientação dos alunos. Esperamos que professores e alunos consigam se sentir recompensados por seus esforços e suas conquistas.
A OMU é organizada em dois níveis: Nível Alfa, para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e Nível Beta, para alunos do ensino médio.
Ambos os níveis começam com uma prova realizada na escola e corrigida pelo professor da turma, seguidas de fases presenciais, realizadas na Unicamp: uma para o Nível Alfa e duas para o Nível Beta.
O trabalho e dedicação de todos os alunos é reconhecido através de certificado de participação. Aqueles que mais se destacarem são premiados com medalhas: serão ao menos três medalhas de ouro, seis de prata e nove de bronze, em cada um dos níveis. Em caso de resultados indistinguíveis, a Comissão Organizadora poderá outorgar mais medalhas do que o previsto, assim como prêmios de Menção Honrosa.
Responsável pelas informações desta página: